quarta-feira, 25 de março de 2015

Manteiga X Margarina: o que é melhor?

Essa é uma pergunta que não quer calar.
Mas afinal margarina é melhor? Manteiga faz mal???
Antes de qualquer coisa vamos entender as diferenças no processo de produção da manteiga e da margarina.
Manteiga: é um produto de origem animal, feita a partir da nata de leite batida. Caso seja a opção salgada, tem adição de cloreto de sódio. 
Margarina: De origem vegetal, a margarina é resultado de um processo chamado hidrogenação. Nele, as moléculas de hidrogênio são incorporadas às de gordura de maneira artificial, em altas temperaturas. É o calor que transforma a gordura insaturada em parcialmente saturada. Neste mesmo processo ocorre uma transformação das moléculas das gorduras que se transformam em gordura trans (lembra dela?).




Os ingredientes da margarina são :

ÓLEOS VEGETAIS LÍQUIDOS E INTERESTERIFICADOS, ÁGUA, LEITE EM PÓ DESNATADO RECONSTITUÍDO, SORO DE LEITE EM PÓ DESNATADO RECONSTITUÍDO, SAL, 15.000 U.I DE VITAMINA A POR KG, ESTABILIZANTES: MONO E DIGLICERÍDEOS DE ÁCIDOS GRAXOS (INS 471) E LECITINA DE SOJA (INS 322), CONSERVADORES: SORBATO DE POTÁSSIO (INS 202) E BENZOATO DE SÓDIO (INS 211), ACIDULANTE ÁCIDO CÍTRICO (INS 330), ANTIOXIDANTE : BHT (INS 321), TBHQ (INS 319) E EDTA (INS 385), AROMA IDÊNTICO AO NATURAL DE MANTEIGA, CORANTE BETACAROTENO SINTÉTICO IDÊNTICO AO NATURAL (INS 160AI) E CORANTES NATURAIS: DE URUCUM (INS 160B) E CÚRCUMA (INS 100). NÃO CONTÉM GLÚTEN.
Bom agora que já conhecemos as diferenças entre manteiga e margarina vamos entender alguns aspectos.
1-  Porque a manteiga foi considerada vilã da alimentação durante muito tempo?
Por causa da presença da gordura saturada. Porém, hoje sabemos que o excesso de gordura saturada é que pode trazer prejuízos a nossa saúde, consumida com moderação por pessoas saudáveis não trará risco algum.
 2-   Porque a margarina não é melhor?
Além do excesso de ingredientes: conservantes, corantes e aromatizantes, como ja descrito acima no texto, no processo de fabricação da margarina é utilizada a gordura trans (aquela do mal sabe? Rs).
Mas Jessica, eu ouvi dizer que eles não usam mais a gordura trans para fazer margarina, vem até escrito no rótulo: LIVRE DE GORDURA TRANS.


É mesmo?
Como eles fizeram isso se óleo vegetal a temperatura ambiente se mantém liquido e a margarina permanece sólida?
Vamos entender.
Primeiramente é bom que você saiba que os fabricantes não são obrigados a declarar a presença da gordura trans em um rótulo se a quantidade por porção for menor que 0,2 gramas por porção. Ou seja, eles podem estabelecer uma medida maior por porção e não declarar a trans mesmo que ela esteja ali.
Além disso, para você que não sabe, caro leitor, a gordura interesterificada que está ali na descrição de ingredientes da margarina, nada mais é do que uma mistura de gordura trans com um óleo liquido.
Enfim, tirem suas próprias conclusões.
Outro motivo pelo quais você não deve consumir margarina está relacionado com o poder de oxidação de uma gordura. Quanto maior esse poder,  pior ela é.
Gorduras que oxidam nos “enferrujam” por dentro e tem potencial para entupir vasos sanguíneos. A margarina já ´oxidada por si só e a manteiga tem um baixo poder de oxidação.
Vantagens de consumir a MANTEIGA: 
- A manteiga contém muitos nutrientes que protegem seu organismo contra a doença cardíaca, incluindo as vitaminas A, D K2 e E, a lecitina, o iodo e o selênio. Um estudo do Conselho de Pesquisa Médica mostrou que os homens que comiam manteiga corriam metade do risco de desenvolver doença cardíaca do que aqueles que comiam a margarina.
- Os ácidos graxos de cadeias curtas e médias na manteiga têm forte efeito antitumoral. O ácido linoleico conjugado (CLA) na manteiga produzida com leite de vacas alimentadas com pasto também fornece excelente proteção contra o câncer.
- Muitos fatores na manteiga garantem o crescimento ideal das crianças, especialmente o iodo e as vitaminas A, D e K2.  As dietas baixas em gordura são ligadas ao déficit de crescimento em crianças – mas dietas baixas em gordura são frequentemente recomendadas para jovens!
- O CLA e os ácidos graxos de cadeias curtas e médias na manteiga ajudam a controlar o ganho de peso.
Está convencido?
Gente, vamos ser espertos, sempre digo que inventar moda de mais na hora de comer é o primeiro passo para comer errado.
Quer uma dica para não errar na ora de escolher: leia o rótulo, se for nome de comida: COMA, se não for: NÃO COMPRE!
Simples assim!


Nenhum comentário:

Postar um comentário