sexta-feira, 22 de abril de 2016

Registro Alimentar (Parte 1)

Por Luciana Marçal

Você já ouviu falar de registro alimentar?
 
Ele é uma boa estratégia para observar como está seu hábito alimentar, te ajudando a identificar diversos fatores que interferem na sua alimentação e te proporcionando uma maior chance de contornar esses fatores.
 
Vamos entender como funciona...
 
 

 O registro alimentar consiste em anotar todos os alimentos consumidos. Para essa semana proponho que anote tudo que ingerir, identificando o horário e até o local que está sendo realizada a refeição. Para não deixar nenhum detalhe passar batido, o ideal é anotar logo após o consumo.
 
Isso vai auxiliar identificar qual horário de maior apetite, os locais que acabam aumentando sua ingestão, se não está ficando muito tempo em jejum e você até pode acompanhar a quantidade de água ingerida através das suas anotações.

Sabe aquelas famosas “beliscadinhas” que parecem inofensivas, mas que muita das vezes comprometem o nosso equilíbrio alimentar ? Você vai perceber que belisca mais do que imaginava e isso é bom! Conhecer seu atual hábito é a melhor forma de conquistar novos hábitos.


Este gesto simples de anotar tem um grande impacto positivo na sua alimentação.

 
Infelizmente com a correria do dia a dia, o hábito de se alimentar tornou-se automático para maioria das pessoas. O registro alimentar é um excelente exercício para estimular sua percepção sobre o que têm comido.

É fundamental ser sincero no registro, ou seja, deve-se se anotar todo alimento consumido. Burlar o registro anula o principal objetivo que é identificar a real situação da sua rotina alimentar.

Então vamos anotar?

 
A partir de agora separe um caderno para essa finalidade ou se preferir seu registro pode ser realizado na agenda, celular, computador ou até em  folha de rascunho. Quanto mais fácil o acesso ao registro mais prático e fidedigno ele vai ser.  Eu particularmente prefiro anotar no papel, porém identifique qual a forma mais prática PRA VOCÊ.
 
Em breve falaremos mais sobre o tema, e quem sabe compartilho com vocês meu caderno de registro alimentar...  Então não deixe de acompanhar os post aqui do blog!

Beijos e até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário