quinta-feira, 14 de abril de 2016

Óleo de coco: aliado ou inimigo?

Por Jessica Alves
O coco é formado por ácidos graxos de cadeia média, o que faz com ele seja melhor absorvido pelo nosso organismo, principalmente pelo fígado. Desse modo ele é rapidamente convertido em energia evitando assim o seu armazenamento corporal.
Se você ainda não conhece os benefícios deste óleo, vamos conhecer ele melhor!
 
 
O óleo de coco é uma gordura que possui 90% de saturação , fazendo com que seja mais estável à cocção (cozimento) do que outros óleos vegetais.
Ele é composto em 46% de  ácido Láurico, que é o mesmo tipo de ácido graxo (gordura) encontrado no leite materno! Quando o ácido láurico é absorvido vira um potente antibiótico chamado de monolaurina, que, destrói a membrana de lipídios que envolve os vírus bem como torna inativas bactérias, leveduras e fungos, ajudando assim no combate de bactérias, sendo antifúngico e antiparasitário.


 
Outra característica deste óleo é sua ação imunomodulador, que ocorre através da ativação e liberação de uma substância chamada interleucina 2, que faz a medula óssea fabricar mais células brancas de defesa.
O óleo de coco possui também ação anti-inflamatória , através da inibição da síntese local de prostaglandinas (PGE2) e interleucina 6 que são substâncias pró-inflamatórias presentes em quadros reumáticos, artrites e inflamações musculares.
Muitas dúvidas existiam em relação ao aumento do colesterol ruim (LDL) no consumo do óleo de coco, pelo fato de que este é uma gordura saturada. Contudo, estudos científicos mais recentes demonstraram que os óleos láuricos não aumentam os níveis de colesterol como se pensava, mas muito pelo contrário, eles balanceiam os níveis do bom colesterol (HDL) no sangue. Os óleos láuricos reduzem a oxidação do mau colesterol (LDL) no sangue prevenindo doenças cardiovasculares.
Além dos benefícios para a saúde, o óleo de coco também traz benefícios estéticos.
O fato de ser rico em vitamina E, que tem ação antioxidante e de penetrar com extrema rapidez pelos poros da pele e cabelos, facilitando a entrada de óleos essenciais e outros bioativos, tornam o óleo de coco excelente aliado da beleza também!
Se você quiser entender como óleo de coco pode te ajudar a ter cabelos mais hidratados e nutridos, assista ao vídeo que está logo abaixo!
 

https://www.youtube.com/watch?v=1JMcuoVf0Bc

 

 
 
Um abraço, até o próximo!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário