quarta-feira, 9 de março de 2016

Organizar é preciso

Por Jessica Alves
Muitos pensam em modificar a alimentação seja lá por qual motivo for, mas neste momento, a maioria das pessoas não leva em consideração um fator muito importante: ORGANIZAÇÃO.
Aqui vamos falar sobre mudança de hábitos alimentares, mas a organização é essencial em qualquer mudança de hábitos.

Se não aconteceu com você, com certeza você conhece alguém que começou uma mudança na alimentação, mas com o passar de alguns dias não conseguiu dar sequência na mudança.



Os motivos são variados, mas o que mais se escuta é:

- não tinha nada mais saudável em casa;

-não deu tempo de preparar nada;

-não deu tempo para comprar;

-Não tenho tempo...tempo, tempo, tempo...

Nos dias atuais fazemos muitas coisas ao longo do dia. são tantas tarefas e trabalhos a serem realizados que parece que ficamos sufocados com tantos a fazeres.

Mas com um pouco de organização eu garanto que você consegue cumprir as suas tarefas diárias e ainda planejar a sua rotina alimentar de um jeito prático e fácil!

Vamos às dicas que vão facilitar a sua vida alimentar de uma vez por todas.

1-      Monte um cardápio semanal

Não estou dizendo para você ter um cardápio como de um restaurante, ou algo muito taxado. Quando falo em cardápio semanal estou me referindo a organização do que provavelmente será consumido naquela semana. Algumas preparações tendem a ser fixas, como arroz ou feijão, mas no caso dos vegetais e carnes que variam com maior frequência, montar um cardápio ajuda tanto na organização quanto evitar o desperdício. Veja o exemplo:
 
1 ª semana
2ª semana
3ª semana
4ª semana
Filé de peito de frango e bife de alcatra
Carne moída, sobrecoxa de frango
Filé de peixe, lombo de porco
Steak bovino, rolet de frango
Couve, rúcula,  cenoura e abobrinha italiana
Acelga, alface, tomate e berinjela
Espinafre, repolho, abóbora moranga e chuchu
Alface, couve, baroa e beterraba
2-      Fazer uma lista de compras mensal
Depois de organizar o seu cardápio semanal, fica muito mais fácil para você preparar um lista de compra mensal. O que puder ser comprado e armazenado por mais tempo compra-se em maior volume, já os perecíveis, como as carnes e vegetais, podem ser comprados semanalmente de acordo com que for ser consumido.
 
 
3-      Monte um kit de socorro
Goto muito dessa ideia. Sabemos que mesmo com muita organização podem acontecer imprevistos. A saída para essas situações é ter sempre com você algum alimento de fácil acesso e que não pereça com facilidade. Castanhas e nuts de forma geral são boas opções para estes casos. Você pode coloca-las dentro de tubetes ou potinhos pequenos para facilitar o transporte.
 
4-      Faça algumas preparações com antecedência
Esta é uma ótima opção para otimizar o seu tempo. Que tal preparar algumas partes do seu almoço/jantar e congelar. Deste modo, você economiza tempo e consegue manter a sua refeição mais organizada. Carnes de todos os tipos podem ser preparadas e depois congeladas, assim como muitos vegetais. Neste link você aprende como congelar alimentos depois de prontos.
 
 
 
Viu só, não é tão difícil assim se organizar para uma mudança de hábitos alimentares.
Mas lembre-se que tudo isso só vai funcionar se você realmente quiser que funcione.
Nada na vida acontece se você não se esforçar!
 
Espero que tenham gostado das dicas, beijos, até a próxima semana!

 
 
Jessica Alves.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário