sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

O numero na balança realmente importa?

Por Luciana Marçal
Geralmente somos habituados em ter a balança como principal referência para identificar se uma dieta está funcionando ou não. Quando o peso aferido está proporcional ou até supera suas expectativas, isso te deixa motivada OU acaba induzindo o consumo “mais generoso” como “bonificação” pelo resultado alcançado.


Já se o resultado não está conforme o esperado, você se atenta mais a sua rotina alimentar OU se sente desmotivada.

            Há também os resultados “surpresas” quando ocorre perda de peso mesmo que tenha saído muito da rotina OU  você espera um resultado excelente devido a seu esforço e dedicação em fazer “tudo certinho” e ao subir na balança o resultado não está compatível  com o que você desejava!



Será que realmente a balança precisa ser a prioridade durante o processo de reeducação alimentar? Demorei a aceitar mais hoje compreendo um pouco melhor que cuidar da alimentação é mais importante do que um objeto que vai informar qual é o seu peso corporal.

Não que abalança seja sua inimiga (as vezes é, rs!), mas acontece que existem parâmetro muito melhores para avaliar os resultados de uma reeducação nutricional, como por exemplo, a avaliação do percentual de gordura e massa magra.   
Pela experiência que tenho, ter balança em casa não é algo que contribua para seu processo de emagrecimento, além disso, balança residencial na maioria das vezes não são muito precisas, devido a diversos fatores como umidade, local aonde a mesma fica exposta ou guardada . 


Sugiro que deixe para pesar quando for ao NUTRICIONISTA. O peso quando aferido em consultório/ambulatório é mais fidedigno.

Não deixe que a balança determine sua rotina alimentar e muito menos que ela  influencie no seu humor e autoestima, a prioridade é  reeducação de hábitos, sendo assim é muito injusto permitir que a balança seja a principal ferramenta no processo de emagrecimento.

 Quando nos reeducamos, o próprio organismo sinaliza, proporcionando bem estar, sua pele melhora, o intestino funciona regularmente, sua disposição fica significativamente melhor e até seu sono mais leve, entre vários outros benefícios proporcionados pelo  hábito da vida saudável.

Com isso reafirmo que você não precisa de uma balança para determinar o que você precisa ou não fazer. A prioridade é reeducar sua alimentação e o resultado na balança será apenas consequência.

Não existe estar OU não estar de dieta
O que realmente funciona é você viver a mudança a cada dia!
Obrigada por ler até o final!!!
Até a próxima semana.

3 comentários:

  1. Muito bom o texto Lu, concordo com vc, ter uma balança em casa não é bom.

    ResponderExcluir
  2. Amei ,é isso que hoje vivo ..me importa o quão bem estou e é maravilhoso me ver no espelho hoje e ver as mudanças em meu corpo a cada dia ...faço reeducação alimentar desde Novembro de 2018 e faço corrida de finais de semana sozinha e musculação de segunda a sexta..e tb dança e funcional duas vezes na semana ...

    ResponderExcluir
  3. E estou até o momento com 26 kgs a menos e reduzindo medidas a cada dia ... Muito maravilhosa essa sensação de bem estar comigo mesma e em familia que mudou muito...

    ResponderExcluir