terça-feira, 3 de março de 2015

Afinal: açaí engorda?

Por Jessica Alves
Quase todo mundo gosta de açaí. No calor então ele é uma sensação, mas até no frio tem quem faça questão de incluí-lo na alimentação (tipo eu!).
Mas afinal, açaí engorda?
Essa é uma pergunta muito corriqueira e a resposta que dou é sempre a mesma: se comer muito engorda sim! Agora, não me pergunte o que é muito, pois isso é uma questão muito individual e uma quantidade que é muito para você pode não ser muito para mim (consulte um nutri espertoà ele vai saber te orientar!).
Enfim, existe um mito em torno do açaí, que é um alimento muito calórico e etc... mas você sabe o que realmente é o açaí? Vamos conhecer melhor esse alimento!
O açaí é uma fruta rica em alguns minerais como o manganês, magnésio, cobre, cálcio e potássio. Além disso, é rica em fitoesteróis, substância com ação antioxidante e que ajuda no combate ao aumento do colesterol “ruim” LDL e na prevenção do câncer.



Algumas pesquisas demonstram que o açaí também possui ação de proteção ao coração através da inibição da produção de citocinas pró-inflamatórias, prevenindo a arteriosclerose, e ainda fornece um suporte ao nosso sistema imunológico.
Ao contrário do que muitos pensam, o açaí é uma fruta pouco calórica, podendo ser comparado á uma maçã, por exemplo: em 100 gramas da fruta encontramos cerca de 65 kcal.
Então, porque será que o açaí tomou fama de “engordativo”?
Quando pensamos na fruta em si, já vimos que essa fama não se justifica. O problema é que o açaí nunca é consumido sozinho, não é verdade?
O açaí sempre vem acompanhado de alguma fruta como banana, morango, kiwi, além da granola, calda de morango, farinha de tapioca, leite condensado, chantilly, paçoquinha... etc., etc.



Até aí menos mal, você consegue controlar o que você acrescenta ao seu açaí não é verdade?
O maior problema são os acréscimos que a indústria coloca, com destaque para o xarope de guaranáà se existe um “vilão” no açaí é esse!
O xarope de guaraná é uma mistura de açúcar líquido+ água+ corante+ acidulante+ extrato de guaraná+ composto aromático+ conservador. Para você ter noção, em apenas 1 colher de sopa de xarope de guaraná encontramos cerca de 95 kcal de AÇÚCAR PURINHO!


Entendeu o porquê eu disse que esse é o “vilão”?
A indústria consegue pegar um alimento extremamente nutritivo e “estragar” ele só para fazê-lo ficar cada vez mais doce!
Agora você está aí sofrendo pensando que nunca mais vai poder comer açaí. Calma, calma não criemos pânico! Não é bem assim.
Hoje no mercado já encontramos o açaí em polpa PURA sem mais nada além de açaí e água (usada para formar a polpa). O custo é muito menor (cerca de R$ 1, 60 a polpa com 100 gramas), o benefício é muito maior!
Consumindo o açaí puro (sem aditivos nem o tal xarope), você pode sim fazer acréscimos de acordo com o seu gosto. Mas seja esperto (a), já que você se deu ao trabalho de ir lá no supermercado e procurar a polpa purinha, escolha alimentos que irão agregar do ponto de vista nutricional ao seu açaí, como por exemplo, castanhas, nozes, frutas como abacate e banana, coco fresco ou farinha de coco, sementes como a chia e por aí vai. Afinal, do que vale comprar a polpa pura e taca-lhe chantilly, heim? heim?



Contudo, não sou uma pessoa radical, sempre digo que comida serve para nutrir o corpo, mas serve para alimentar a alma também, então, se você gosta daquele açaí comprado lá na loja, com “tudo” o que você tem direito, não vai ser uma vez ou outra que vai prejudicar a sua saúde. Mas lembre-se que tudo em excesso pode sim te fazer mal e preferir alimentos in natura e sem aditivos e conservantes é sempre melhor!
Além disso, se você está em processo de emagrecimento ou possui algum outro objetivo (seja por saúde ou estética), é melhor passar longe da casa de açaí mesmo e ficar com a primeira opção que te dei! rs
Resumindo: Açaí é gostoso, não é muito calórico e possui muitos benefícios nutricionais quando consumido na forma de polpa pura.
Se houverem aditivos e principalmente o xarope de guaraná as calorias aumentam muito e os benefícios ficam pequenos de mais se comparados com a “doçura” da coisa.
Sempre prefira alimentos in natura e sem aditivos!
Consulte um nutri esperto para te orientar sobre as quantidades, horários e melhores combinação para você!
Um beijo e até o próximo!

Jessica Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário