sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Só é gordo quem quer?

 Por Luciana Marçal
Já reparou como para maioria das pessoas o fato de você estar acima do peso é como se simplesmente tivesse escolhido estar assim?!
Julgam mesmo desconhecendo os motivos. O que elas geralmente não sabem é que compulsão alimentar é um comportamento difícil de controlar (mas garanto não ser impossível!). 
A vontade de emagrecer com a intenção de provar a “essas pessoas” que é capaz não é um motivo sólido para buscar a mudança, você não tem que provar nada para ninguém, apenas para você mesma!



Ao se alimentar melhor quem mais se beneficia é você, sendo assim, o processo de emagrecimento deve ser planejado e executado para você, sem a intenção de provar nada a ninguém.
Não pense ser a única que já usou outras pessoas como motivação para perder peso.
Varias vezes direcionei meu processo de emagrecimento para “fechar a boca” de muita gente, mas na verdade a boca que precisava ser controlada era a minha. Todas as vezes que direcionei meu emagrecimento pensando nos outros meus objetivos não foram alcançados.
Como emagrecer é mais importante pra você do que para qualquer outra pessoa, o fato de estar emagrecendo muita das vezes é indiferente para o outro, seu progresso nem sempre será notado, comentado ou elogiado.
Não desanime por não estar recebendo retorno dos outros, a mudança está em você e apenas você mesmo é capaz de verificar as verdadeiras mudanças.
 Todos sabem o básico de uma alimentação equilibrada e esse conhecimento pode causar um sentimento de incompetência do tipo “eu sei o que fazer para emagrecer” mesmo assim só continuo engordando. Infelizmente saber não é sinônimo de fazer, sabemos de tantas coisas e não fazemos, não é mesmo?
O primeiro passo é assumir que não está satisfeita com a situação atual, a insatisfação só ajuda quando fazemos algo para mudar o que não está agradando, ficar SÓ RECLAMANDO NÃO ADIANTA. 

O básico você sabe talvez o que falte seja direcionamento e sem duvida o Nutricionista é o mais capacitado para ajudar a direcionar o seu plano alimentar.
Não tenha receio de pedir ajuda e assumir seus pontos fracos.
A reeducação alimentar é um ótimo exercício de autoconhecimento, com o tempo você vai conseguir controlar a ingestão de todo tipo de alimento, entretanto no inicio é mais delicado sendo necessário evitar alimentos que você já identificou que perde o controle ao consumi-los.
Cada pessoa tem suas preferências e identificar a sua é fundamental para o sucesso da sua reeducação alimentar. O Nutricionista vai ajudá-lo a realizar substituições facilitando seu processo de emagrecimento contribuindo significativamente no autocontrole alimentar.


Não quer dizer que você nunca mais vai comer aquele alimento que te proporciona tanto prazer, é importante deixar claro que reeducação alimentar significa reaprender não somente no que se refere à qualidade, mas principalmente a quantidade. É a mudança no comportamento alimentar que permite alcançar a mesma sensação de prazer ou até maior consumindo uma quantidade menor daquele seu alimento preferido, e o melhor: sem sentir culpa!
Pensar antes contribui no controle da sua ingestão.  Você já comeu um pacote inteiro de biscoito mesmo sabendo que todos tinham o mesmo sabor? Falando assim parece obvio não ser necessário comer vários biscoitos para satisfazer sua vontade, mais sabemos que na pratica não é bem assim, mesmo todos os biscoitos tendo o mesmo sabor (e você sabe disso) é a compulsão alimentar que nos faz comer o pacote inteiro ao invés de satisfazer com duas unidades. E é justamente sobre esse comportamento “exagerado” que vou postar na próxima semana. Sendo assim não desgruda e até semana que vem!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário